top of page

O que torna a UCSAL tão especial

  • Foto do escritor: Eduarda Sena
    Eduarda Sena
  • 20 de set. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 3 de out. de 2020

O que, na opinião dos estudantes, dá aquele diferencial nos cursos de Comunicação da Universidade Católica do Salvador

Eduarda Sena

“Potencializou a minha versatilidade. Sempre gostei de fazer várias coisas, e ao mesmo tempo que eu pego uma disciplina de redação na qual tenho que parar para pensar e escrever, também pego uma aula de oficina em mídia audiovisual, onde eu tenho que atuar, gravar, editar, fazer design, desenhar, etc. Nisso acabo aprendendo muitas coisas, o que é muito importante porque acho que o mercado exige isso, você tem que ter conhecimento sobre várias coisas e saber fazer várias coisas. No meu futuro no curso eu quero aprender mais, ter mais matérias práticas, trabalhar nos eventos, quero participar o máximo que eu puder, ter o máximo de contato possível tanto com meus colegas tanto com meus professores.” Vinicius Guedes.

Vinicius Guedes, estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica do Salvador que cedeu a declaração acima a respeito da sua experiência em seu curso, chegou até a UCSAL depois de muita busca por uma faculdade que preenchesse as suas expectativas. Vinicius estava em uma faculdade na qual o seu curso não tinha uma turma completa, dessa forma, em determinado momento do semestre ele soube que teria que sair, e então começou uma busca incessante por uma faculdade para a qual pudesse se transferir. Nessa saga ele conheceu uma estudante de Relações Públicas da UCSAL, que lhe contou sobre a universidade o levando a pesquisar sobre a mesma, tendo sua atenção atraída o estudante conversou ainda com o coordenador dos cursos de comunicação, Marcello Chamusca, que lhe contou um pouco mais sobre a instituição, assim finalizando a constante busca de Vinicius por uma universidade. “Foi a melhor escolha” disse o estudante sobre ter escolhido a UCSAL dentre todas as outras.


Assim como Vinicius, muitos outros alunos foram atraídos para os cursos de comunicação da UCSAL devido as suas inúmeras vantagens, localização, infraestrutura, história, método de ensino, entre outros diferenciais. Jardel Messias é um exemplo. “A UCSAL me atraiu pela localização, benefícios no pagamento da mensalidade e na estrutura fornecida para os cursos de Comunicação. A grade curricular também foi um fator que me atraiu depois de pesquisar em outras faculdades.” disse o estudante que está no seu segundo semestre do curso de Jornalismo.


Como se pode notar a partir das declarações acima, a Universidade Católica de Salvador possui sem dúvidas uma linha de cursos de comunicação que apetece a grande maioria. Além da incrível estrutura docente, conta-se também com uma mais que satisfatória estrutura física, oferecendo aos seus estudantes laboratórios com softwares gráficos (Apple – Mac), estúdios de TV, rádio e fotografia, além de muitos outros facilitadores para um aprendizado mais prático e de melhor qualidade.

“A grade curricular tem umas disciplinas bem contemporâneas e atentas para o que ocorre de novo na Comunicação, primordial para um diferencial no mercado de trabalho. Outro fator importante é a forma de trabalhar as disciplinas entre si, através de projetos interdisciplinares e transdisciplinares, oferecendo um diálogo entre disciplinas e à comunidade a qual estamos inseridos.” Essa foi a declaração dada por Jardel Messias a respeito do que diferencia a Universidade Católica do restante das faculdades. Trazendo para destaque os projetos interdisciplinares e transdisciplinares citados, há o grande destaque da área de comunicação, o PIT, Projeto Interdisciplinar/Transdisciplinar. O PIT é um projeto inovador, pensado para contemplar os conteúdos dos componentes curriculares de cada semestre, além de articular o ensino e a pesquisa de forma integrada e contextualizada, para assim alcançar uma formação qualificada do corpo discente. Além das vantagens apresentadas pelo estudante de Jornalismo, Vinicius complementa seu colega afirmando também que o segredo está na metodologia, e na forma como a faculdade estrutura sua distribuição de notas para que os alunos pratiquem aquilo que aprenderam em sala de aula, além da relação amigável entre alunos e professores, o que ocasiona um maior conforto e uma maior acessibilidade dos estudantes ao corpo docente. Obviamente os cursos de comunicação da Universidade Católica do Salvador está preocupado em inserir no mercado de trabalho profissionais de excelência, e além disso seres humanos de igual magnitude. Por isso várias matérias são trabalhadas de forma prática de modo a dar experiência aos estudantes, assim como são retratados inúmeros assuntos contemporâneos de importância mundial, e sobretudo de importância para um comunicólogo, desse modo estimulando os alunos a pensarem fora da sua bolha particular, pensando na sociedade como um todo.


Assim como todas as outras instituições de ensino, a UCSAL teve que se adaptar ás aulas a distância devido a pandemia do Covid-19, o que pode ser muito complicado a depender da forma que essa mudança é conduzida, contudo segundo Jardel “A faculdade se comportou de maneira eficaz ao adotar medidas efetivas e instantâneas, com a plataforma do Google Meet e sempre oferecendo suporte, ainda que de forma remota, até mesmo através dos descontos oferecidos.” Vinicius concorda com seu colega ao afirmar que “A resposta foi muito rápida a pandemia, a gente não ficou praticamente dois dias sem aula, porque devido a parceria com a Google a plataforma do Google Meet já foi utilizada para começar os primeiros testes, para começar a adaptar o uso como ferramenta, eles também tomaram bastante cuidado em relação ao atendimento presencial.” Conforme foi afirmado pelos estudantes, os cursos de comunicação tiveram uma rápida reação a suspensão das aulas presenciais, não deixando os alunos serem prejudicados devido a falta de aula, oferecendo também atendimentos presenciais necessários e um apoio ainda maior do que o já dado normalmente aos alunos durante esse tempo difícil.


Assim como Vinicius no inicio dessa matéria, Jardel também compartilhou o que o curso lhe agregou até agora e quais suas expectativas para o futuro. “A capacidade de discussão de assuntos bem contemporâneos e a riqueza dos debates. Seja em assuntos já vistos anteriormente, seja em assuntos novos, os quais foram passados de forma bem qualificada pelos docentes. Espero aproveitar o máximo possível tudo o que o curso pode me oferecer. Seja no estágio, na pesquisa, na sala de aula, enfim. Espero ser formado não apenas enquanto profissional, mas evoluindo enquanto ser humano e social.”

Comments


bottom of page